Search for:
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos
  • phone (98)3272- 9306
  • email nedhelcontato@gmail.com
  • Home
  • Contatos
  • Logon
NEDHEL - UFMA
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos

A REPRESENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROPOSTA PARA AS MENINAS ABAETETUBENSES NO INSTITUTO NOSSA SENHORA DOS ANJOS: as práticas educativas e suas intencionalidades (1953-1971)

NEDHEL - UFMA > Anais (XII EMHE) > A REPRESENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROPOSTA PARA AS MENINAS ABAETETUBENSES NO INSTITUTO NOSSA SENHORA DOS ANJOS: as práticas educativas e suas intencionalidades (1953-1971)

A REPRESENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROPOSTA PARA AS MENINAS ABAETETUBENSES NO INSTITUTO NOSSA SENHORA DOS ANJOS: as práticas educativas e suas intencionalidades (1953-1971)

access_time4 de setembro de 2019
perm_identity Postado Por Pablo Nolasp
folder_open

Título

A REPRESENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROPOSTA PARA AS MENINAS ABAETETUBENSES NO INSTITUTO NOSSA SENHORA DOS ANJOS: as práticas educativas e suas intencionalidades (1953-1971)

Autor(es)

Joelma da Silva Trindade | Maria do Socorro Pereira Lima

Resumo

Este artigo é um recorte da pesquisa intitulada “Representações da educação de meninas do
Instituto Nossa Senhora dos Anjos em memórias de ex-alunas” que integra o projeto de
pesquisa aprovado no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica –
PIBIC/UFPA, sob o título “História e memória do Instituto Nossa Senhora dos Anjos: O
impacto na ação educacional de meninas abaetetubenses (1953-1980)”. A pesquisa investiga
que representações as ex-alunas que estudaram entre 1953 a 1971, naquilo que se refere a
intencionalidade das práticas educativas do instituto direcionadas à sua formação como
meninas. Utilizou-se como principal fonte de análise as narrativas orais de ex-alunas que
estudaram na instituição no período circunscrito e documentos advindos do arquivo da
referida instituição. Metodologicamente a pesquisa se caracteriza como documental e
bibliográfica apoiada nos pressupostos teóricos da Nova História Cultural, além disso,
associa-se ao método da História Oral os registros memorialísticos de 09 ex-alunas na faixa
etária acima de 65 anos sobre as representações que elas fazem da educação que tiveram na
instituição. A pesquisa dialogou ainda com teóricos do campo da história da educação, tais
como: Roger Chartier (1990); Borges, Silva e Machado (2012); Braun (2013); Libâneo (1924)
entre outros. O cruzamento dos dados encontrados nas fontes escritas e orais evidenciam que
o Instituto Nossa Senhora dos Anjos representa para as ex-alunas uma instituição que
defendia uma educação, sobretudo religiosa, a qual orientava as atitudes e o comportamento
das alunas, tanto dentro da instituição como em outros espaços sociais. Para as ex-alunas,
como o instituto era regido pelas Irmãs Missionárias Capuchinhas, as práticas escolares que
elas vivenciaram quando meninas e alunas da referida instituição evidenciavam a formação
moral e social, de modo que todas as alunas viessem a seguir valores em nome de uma
ideologia cristã que defendia a disciplina comportamental da mulher, o recato, a obediência, o
respeito, além de outros valores que reforçavam um padrão feminino difundido pela sociedade
da época. Essas ex-alunas se transformaram em donas de casa, mães e esposas, ou se
formaram para exercer a profissão de professoras na própria instituição.

Palavras-chave

Representações de educação | Práticas Educativas | História de Instituições.

Eixo

Eixo2 - Cultura material e patrimônio

Mais Recente ESCOLA MODELO BENEDITO LEITE NO INÍCIO DO SÉCULO XX EM SÃO LUÍS-MA: conversando sobre método
Mais Antigo MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO: um estudo sobre as metodologias mais recorrentes na Escola Municipal Talmir Quinzeiro-Codó-MA.
Search for:

Logo Light

O Nedhel no Maranhão, afigura-se da maior relevância como iniciativa interdisciplinar, na medida em que procurará aliar os diferentes campos das Ciências Sociais e Humanas, em especial as áreas de Biblioteconomia, História e Educação.

Posts recentes
  • Orientação para Lançamento de Livros
  • Aviso de alteração de data – XIII EMHE
  • ORIENTAÇÕES PARA LANÇAMENTO DE LIVROS
  • XI EMHE E II COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE A HISTÓRIA DO LIVRO DA LEITURA E DAS BIBLIOTECAS 2018
  • X EMHE 2017
© 2022 Nedhel - UFMA :: Todos os direitos reservados
keyboard_arrow_up