A REPRESENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROPOSTA PARA AS MENINAS ABAETETUBENSES NO INSTITUTO NOSSA SENHORA DOS ANJOS: as práticas educativas e suas intencionalidades (1953-1971)
Título
A REPRESENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROPOSTA PARA AS MENINAS ABAETETUBENSES NO INSTITUTO NOSSA SENHORA DOS ANJOS: as práticas educativas e suas intencionalidades (1953-1971)
Autor(es)
Joelma da Silva Trindade | Maria do Socorro Pereira Lima
Resumo
Este artigo é um recorte da pesquisa intitulada “Representações da educação de meninas do
Instituto Nossa Senhora dos Anjos em memórias de ex-alunas” que integra o projeto de
pesquisa aprovado no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica –
PIBIC/UFPA, sob o título “História e memória do Instituto Nossa Senhora dos Anjos: O
impacto na ação educacional de meninas abaetetubenses (1953-1980)”. A pesquisa investiga
que representações as ex-alunas que estudaram entre 1953 a 1971, naquilo que se refere a
intencionalidade das práticas educativas do instituto direcionadas à sua formação como
meninas. Utilizou-se como principal fonte de análise as narrativas orais de ex-alunas que
estudaram na instituição no período circunscrito e documentos advindos do arquivo da
referida instituição. Metodologicamente a pesquisa se caracteriza como documental e
bibliográfica apoiada nos pressupostos teóricos da Nova História Cultural, além disso,
associa-se ao método da História Oral os registros memorialísticos de 09 ex-alunas na faixa
etária acima de 65 anos sobre as representações que elas fazem da educação que tiveram na
instituição. A pesquisa dialogou ainda com teóricos do campo da história da educação, tais
como: Roger Chartier (1990); Borges, Silva e Machado (2012); Braun (2013); Libâneo (1924)
entre outros. O cruzamento dos dados encontrados nas fontes escritas e orais evidenciam que
o Instituto Nossa Senhora dos Anjos representa para as ex-alunas uma instituição que
defendia uma educação, sobretudo religiosa, a qual orientava as atitudes e o comportamento
das alunas, tanto dentro da instituição como em outros espaços sociais. Para as ex-alunas,
como o instituto era regido pelas Irmãs Missionárias Capuchinhas, as práticas escolares que
elas vivenciaram quando meninas e alunas da referida instituição evidenciavam a formação
moral e social, de modo que todas as alunas viessem a seguir valores em nome de uma
ideologia cristã que defendia a disciplina comportamental da mulher, o recato, a obediência, o
respeito, além de outros valores que reforçavam um padrão feminino difundido pela sociedade
da época. Essas ex-alunas se transformaram em donas de casa, mães e esposas, ou se
formaram para exercer a profissão de professoras na própria instituição.
Palavras-chave
Representações de educação | Práticas Educativas | História de Instituições.
Eixo
Eixo2 - Cultura material e patrimônio