+(98)3272- 9306

Nosso contato

nedhelcontato@gmail.com

Nosso e-mail

Encontro de História da Educação encerra atividades com apresentação de trabalhos

 Encontro de História da Educação encerra atividades com apresentação de trabalhos

SÃO LUÍS – Encerrou nessa sexta-feira, 17, o primeiro Encontro de Pesquisadores da História da Educação do Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e Práticas Leitoras (NEDHEL). O encontro contou com integrantes da Universidade Federal do Pará e da Universidade Federal do Maranhão, com a finalidade de estabelecer diálogos e troca de experiências investigativas em seus diferentes níveis — iniciação científica, mestrado e doutorado.

Com o tema “Estudos e pesquisas em História da Educação”, o evento teve início no dia 14 de março com uma vasta programação em que foram debatidas várias apresentações de trabalhos e debates de projetos de pesquisas. O encontro possibilitou a troca de experiências e o diálogo entre pesquisadores da iniciação científica, do mestrado e doutorado e com os integrantes do Nedhel. O núcleo atualmente tem atividades em duas instituições de ensino superior, na Universidade Federal do Maranhão e na Universidade Federal do Pará (UFPA).

O coordenador do evento, César Castro, destacou que a intenção do encontro foi uma forma de socializar as pesquisas e os estudos que estão sendo feitos na área da educação. “É um momento em que os alunos, além de apresentarem os trabalhos e as pesquisas, também recebem orientação e submetem seu trabalho para o grupo analisar a metodologia, os processos teóricos e metodológicos aos quais estão sendo direcionados”, contou, lembrando que a proposta é integrar o ensino de graduação com a pós-graduação.

A estudante do oitavo período de Biblioteconomia Andreia Monteiro Carvalho salientou a importância de participar desse encontro. “É um crescimento impressionante, pois o nível dos trabalhos apresentados é muito alto. Percebemos como ainda temos muito que aprender, e isso nos instiga a crescer como pesquisadores”, destacou.

A estudante de doutorado da UFPA Marluce do Socorro Aragão de Sousa também frisou a importância dessa articulação entre as instituições. “Uma oportunidade excepcional para nós, pesquisadores. Participar desse núcleo de pesquisa que agrega outras instituições e estar aqui hoje aprofundando esse leque de informações nos faz crer que as oportunidades de instigar essa pesquisa vão além do que imaginávamos que fosse. Socializar essas pesquisas agregando essas duas regiões do Norte e Nordeste dá visibilidade aos nossos programas de pós-graduação”.

No sábado, 18, a programação foi restrita aos pesquisadores, momento em que ocorreu uma reunião para definir as propostas de pesquisas que envolvem o estado do Maranhão e toda a região norte, do Piauí ao Acre. O Núcleo de Estudos e Documentação em História e das Práticas Leitoras no Maranhão busca aliar os diferentes campos das ciências sociais e humanas, em especial as áreas de biblioteconomia, história e educação. Agrega docentes e discentes em projetos de pesquisa, estudo e armazenamento de documentos em torno das temáticas de abrangência do Nedhel.

Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube
Produção: Rosana de Oliveira
Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Carina Andrade

NEDHEL - Editor

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *